Clientes mal-humorados, como lidar?

Lidamos constantemente com situações delicadas, afinal não é todo dia que estamos 100% e as vezes, infelizmente, descontamos nossas frustrações em quem não devida, não é mesmo?

Pensando nisso, gostaríamos de compartilhar como lidamos com situações desagradáveis. Apesar do cliente nem sempre ter a razão precisamos ter cautela para lidar com cada situação, dá uma olhada nas nossas dicas:

1 – Aperfeiçoe a sua comunicação – Escute

A melhor coisa é escutar, entender a situação e falar quando houver oportunidade. Não demonstre irritação e nem levante o tom de voz, seja simpático e tente-se colocar no lugar do cliente. Tente contornar a situação apresentando soluções, tirando dúvidas sem falar demais.

2 – Não leve para o lado pessoal

O problema está com ele e não com você, qualquer atendente que o atendesse, o cliente agiria da mesma maneira. Infelizmente temos momentos ruins e descontamos nossas frustrações e inseguranças no primeiro que passa na frente, então não leve para o lado pessoal e mantenha a calma!

3 – Observe a linguagem corporal

Nossas atitudes e tom de voz falam por si mesmo. Então é possível antever o que está por vir e se preparar para tomar mais cuidado com as palavras e se mostrar solicito para a resolução dos problemas.

4 – Demonstre real interesse em resolver a situação

Mostre que você está disposto em resolver, que você quer ajudar isso pode  acalmar o cliente e ele por sua vez, se centrar em resolver o problema com controle e educação.

5 – Equilíbrio Emocional

O mais difícil de todos e o mais importante. O equilíbrio emocional ajuda a não disputar com o cliente, mas a escutá-lo e respondê-lo com serenidade e calma.

Esperamos que essas dicas possam ajudá-los em situações difíceis.

Abraços,

Rolar para cima